Maus amigos são aqueles que falando candidamente, insinuando, bajulando e fazendo habilidoso uso das palavras, conquistam o coração dos ignorantes e destroem a bondade da mente das pessoas."
Nitiren Daishonin

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ah, se ...



Ah, se eu tivesse entendido que a felicidade nunca se afastara, mas eu sim é que insistia em não enxergá-la...
Ah, se eu tivesse sabido entender o que se passava comigo...
Ah, se eu não tivesse me colocado tão para baixo por julgar-me tão sem importância...
Ah, se eu não tivesse dado tanto poder para os outros me machucarem...
Ah, se eu tivesse compreendido que sou única e que, só por esta razão, não deveria nunca ter me sujeitado a comparações.
Ah, se eu não tivesse “precisado” tanto que alguém me amasse...
Ah, se eu não tivesse mentido tanto para mim mesma, enquanto tapava o sol com a peneira...
Ah, se eu não tivesse confundido tanto as vozes da minha cabeça com as mensagens do meu coração...
Ah, se eu tivesse percebido que cobrança é demonstração de carência e insegurança...
Ah, se eu tivesse deduzido que carência e insegurança é somente falta de amor próprio...
Ah, se eu não tivesse me sujeitado a tantas disputas...
Ah, se eu não tivesse me embrenhado em tantas lutas...
Ah, se eu não tivesse desperdiçado tantas lágrimas...
Ah, se eu tivesse me amado mais...
Ah, ...

Com certeza, todos esperam que o final deste texto seja algo parecido com: “Ah, eu teria sido tão mais feliz...!”
Mas não, apesar de haver começado a escrever com essa intenção, enquanto a caneta dançava na folha de papel, alguém, não sei quem, soprou algo em meu ouvido e prefiro colocar aqui, não o que havia pensado em escrever, mas sim, o que ouvi:

“Você não teria sido tão feliz como é agora, pois a verdadeira felicidade está nas lições vivenciadas e aprendidas. Impossível ser aprovada na escola da vida enquanto não se aprende a resolver os problemas que surgem. 
As provas existem para saber se você fez a lição de casa e se aprendeu. 
Tudo tem seu tempo e o tempo de ser feliz é aquele quando você recebe as notas de aprovação. 
Mas, não se esqueça: na escola da vida não é possível colar e ninguém pode assinar por você a lista de presença.
Parabéns! (por enquanto, pois o curso ainda não terminou...)"

Sueli Benko

...

28 comentários:

  1. Caraca! Escreveu pra mim! Nussssss que sensibilidade para colocar em palavras o que passamos,vivenciamos,não entendemos... Depois o tempo e a maturidade nos trouxe a compreenção que tudo está certo como está.Esse curso nunca termina,viver é aprender a ser feliz! Genial amiga,a simplicidade está nessa humildade de agir e reconhecer que não sabemos mais do que ninguém,não somos melhores,nem piores. Somos seres humanos buscando nossa evolução. Amei! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  2. Oh, Elaine, isso tudo é porque nossa sintonia e afinidade são muito grandes. Por isso mesmo é que gosto tanto docê! E vamos que vamos, juntas, nessa caminhada em busca da nossa evolução! Nada acontece por acaso. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Sueli

    Ah, se não tivesse feito erros, não teria vivido.
    Ah, se não arriscasse em experiências, nunca tinha aprendido a passar por tempos de felicidade.
    Assim fico a saber que a vida sempre tem momentos menos, senão não seria vida.
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Com toda certeza, Daniel. E depois, como saber o que é bom se não conhecemos o mal, não é mesmo? Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Amiga...
    Você é demais, em faço minhas as palavras da Elaine.
    É tão dificil traduzir em palavras o que sentimos o que vivemos... E vc fez isso com maestria e elegância, uma elegância nata que vc tem em si.
    Vc é uma mulher- menina maravilhosa, que soube fazer dos momentos dificeis da vida,aprendizado.
    E não se deixou amargar, não deixou que suas dores se perpetuassem, e te fizessem vitima da vida.
    És guerreira minha querida...
    És uma grande mulher, uma mulher que todos gostariam de ter por perto.
    Pois certamente aprenderiam muito com vc.
    Sei que ficamos pouco tempo juntas, e nos falamos bem pouco tbem.
    mas por tudo que já ouvi de ti e pelas suas atitudes, eu posso dizer com conhecimento de causa. Você é uma mulher especial demais. E grande em atos e palavras. Sensata, concludente e sensivel.
    Meus cumprimentos e meu maior carinho.
    Bjos mais que achocolatados e acompanhados de meus aplausos de pé.

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Su, acompanhando a Sandra, eu também te aplaudo de pé, por ser esta mulher fantástica que estou conhecendo.
    Todos somos protagonistas desta grande peça que se chamava vida e nesta peça não existem ensaios. Por isso que só descobrimos o "Ah se eu tivesse..." depois que vivemos o outro lado. Pensando melhor, acho que metade da nossa vida nós ensaiamos para depois, na outra metade, podermos vivê-la de fato.
    Bjussss

    ResponderExcluir
  7. ah...Sueli... me vi inteira nesse texto...do começo ao fim... "ah se...tantas coisas" mas como a voz disse... se não tivessemos passado por tudo nada teriamos aprendido e hoje não poderiamos ser o que somos...
    Parabéns pelo texto e por sua sensibilidade...
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Sandrinha, o que dizer depois de ler tudo isso? Que estou emocionada? Quase às lágrimas? É pouco. Eu, que aprendi a admirá-la tanto, posso também falar da sua sensatez e da sua sensibilidade. Sensibilidade essa que transborda pelos poros. Temos que dar um jeito da passar mais tempo juntas, todas nós. Eu a aplaudo sempre de pé! Um beijo com muito carinho, de coração para coração!

    ResponderExcluir
  9. Geisa, dona de tanta sabedoria, como me honra com suas palavras. Sua aprovação ao que escrevi tem um peso muito grande, por você ser quem é. Além de uma ótima psicanalista, é uma grande mulher! Batalhadora incansável! Não seria dado a uma alma pequena a carga que lhe lhe foi dada e que você soube, com tanta precisão, suportar. Grande exemplo de mulher, eu também a aplaudo de pé! Beijdo grandão!

    ResponderExcluir
  10. Márcia, será que somos parentes? (eu também sou Freitas...rs). Agradeço de coração suas palavras, seu carinho. Vou conhecer o seu blog, também. Muito obrigada! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga Sú,
    Ah...que grande mulher você é,
    Ah...que mãe maravilhosa,
    Ah...que amiga doce e carinhosa,
    Ah...que mulher inteligente,
    Ah...que profissional excelente, e que sempre
    sabe ensinar aos outros com clareza e paciência tudo o que sabe.
    Ah...que pena que eu fiquei tanto tempo longe de você.
    Ah...Que bom que te reencontrei, e pude te abraçar.
    Minha amiga do coração, lindo texto, linda vida. Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Que lindo! Ficou perfeito.
    Porque a felicidade não está no que poderia ter sido, mas no que é agora!
    Beijos na alma querida!

    ResponderExcluir
  13. Marilu, você não pode imaginar o tamanho da minha felicidade ao reencontrá-la! Havia um elo perdido e foi recuperado. Não quero mais ficar longe de você por muito tempo. Obrigada, amiga, por essa amizade, por esse carinho, por esse tudibom que você é e por esse tudibelo que você realizou em sua vida! Coisa de guerreira, de alma forte! Sou sua admiradora de carteirinha! Beijosssssssssssssss!

    ResponderExcluir
  14. Meri, você está coberta de razão! Sabemos que aprendemos a encontrar a felicidade quando nos deparamos com mesmas situações que, no passado, teriam nos deixado infelizes e agora ... nem tchum!...rs. Abração, querida amiga!

    ResponderExcluir
  15. amei..
    ficou divino...
    eu vivo sempre o agora.
    bjos.

    ResponderExcluir
  16. Minha querida Sueli...és em minha vida TUDIBOM...como tenho aprendido contigo...isso sim é poder chamar alguém de AMIGA.

    Ah...se não existisse você
    Ah...se não tivesses me passado tanta coisa que precisava aprender
    Ah...se eu continuasse a ser como era
    Ah...eu não seria quem eu estou sendo agora

    Mas tudo agora é pesado, equilibrado na balança de minha vida...e estou me sentindo dona de mim...valeram as minhas quedas...e valeu mais ainda te conhecer, pra poder me dar a mão e me ajudar a me reerguer.

    Aplausos para essa MULHER MARAVILHOSA que é você.

    Amo, de ♥ pra ♥.

    Beijos com admiração e muita ternura.

    ResponderExcluir
  17. Olá meninas,parabéns pelo cantinho,super cantinho né?eu amei e me divirtir tb c/ os perfis,vou seguir e acompanhar todas as aventuras de vcs,ameii,bjss em todas,um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  18. Meninas, caí aqui a partir de mais uma excelente indicação do blog da Elaine Gaspareto, adorei o blog, o conceito, a amizade de vocês. Aparecerei mais vezes.

    beijo e parabéns

    ResponderExcluir
  19. Oi! Cheguei aqui seguindo a indicação da Elaine Gaspareto e adorei!
    Que proposta legal!
    Eu volto!
    Beijoquinhas!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  20. Que belo texto... Só poderia ter sido mesmo coisa da Sueli hehe!
    Olha, poderiam me dar uma ajudinha? É que eu não consigo comentar no blog da Majoli, ela tirou o Nome/URL de lá. Vi o último post dela e gostei, queria falar alguma coisa, como sempre. Poderiam me ajudar?
    ...
    Passem lá no meu blog e deixem seus comentário!!!

    ResponderExcluir
  21. Ah, eu insisto, eu teria sofrido menos, e agora não teria tantas marcas, algumas que não me deixam ser feliz por completo.

    Esse texto mostrou como nós mulheres, quase todas passamos por situações tão semelhantes...


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  22. Su....ah, se vc não tivesse vivido tudo isso, não teria o dom de ajudar os que estão à sua volta com suas palavras....bjs amiga querida

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Vim conhecer o blog de vocês através do blog da Elaine Gasparetto. Amei!!! Muito legal vcs se unirem para passar pra gente essas mensagens em forma de poesia e esse auto astral que nos contagia.

    Estou seguindo para voltar sempre

    Bjs a todas

    ResponderExcluir
  24. DU, Eu também pensei Ah! se ..... talvez teria sido mais feliz....
    Mas, o final que vc. deu a todos esses Ah, se ...
    me deu esperanças pra tantas coisas que passei, que sofri. O entendimento foi muito bom. Como é maravilhoso poder ter enchergar os dois lados de tudo. Parabéns por esse desfecho. TE AMO! Eliana

    ResponderExcluir
  25. Excelente texto girls,

    Amigas,

    Hoje celebramos data significativa, a semente que nos une aqui neste universo!!
    Onde o tempo não envelhece as lembranças de bons momentos...É memória.
    Amigo é casa, calor e acolhimentos.

    Feliz Dia do Amigo querida amiga,

    Beijo pra ti.

    ResponderExcluir
  26. Queridas amigas Bloggirls. Amigas são coisas para se guardar, do lado esquerdo do peito, dentro do coração...e é assim que guardo todas vocês...Beijocas

    ResponderExcluir
  27. Meninas, dei um pulinho aqui só pra desejar pra todas vocês uma semana linda e abençoada...
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  28. Com certeza a conclusão do curso lhe trará o Diploma de Louvor e Reconhecimento pelas lutas, pelas lágrimas, pelas indecisões, pelos erros e sobretudo pelos acertos e concertos que soube dar na sua vida. Você caminha em direção a tudo isto por mérito próprio permeado pela sua capacidade de olhar com a razão e com o coração. Te amo Su, você é luz para muita gente.

    ResponderExcluir